Tecnologia na Construção Civil

Essa possibilidade de detectar os pontos que carecem de aperfeiçoamento ajuda na melhoria contínua dos processos. As novas tecnologias disponíveis no mercado mudaram bastante a forma como os empreendedores controlam e gerenciam suas empresas, tornando-as mais eficientes e reduzindo os custos operacionais. Os avanços tecnológicos que têm surgido no mercado são aplicados nos mais diversos setores, inclusive na construção civil. Não foram poucas as ocasiões que o ministro da Economia, Paulo Guedes, enalteceu o desempenho da construção civil ao longo dos últimos meses. O prestígio do setor com o chefe da equipe econômica foi mais uma vez exibido durante a última conversa com jornalistas antes do recesso de fim de ano. Ao detalhar a resiliência da economia brasileira para se adequar ao fosso cavado pela pandemia da Covid-19 e seguir em frente com o “novo normal”, Guedes usou a atividade da construção como exemplo.

Por Que A Tecnologia É Tão Importante Na Construção Civil?

A introdução de novo sistema de escoramento para lajes nervuradas não foi inteiramente descuidada quanto aos possíveis riscos de acidentes. Ville Sainte Anne Campinas Os trabalhadores receberam informações de como proceder corretamente à montagem do sistema, inclusive para evitar certos riscos.

Também os produtos na construção civil são pouco padronizados e produzidos em pequena escala, quando não únicos, o que impede a adoção de técnicas desenvolvidas na produção industrial em larga escala baseadas na padronização, na repetibilidade e na modularização. Para o terceiro trimestre de 2020, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados registrou quase 140 mil novas carteiras assinadas no setor da construção civil. Somando a isso, a queda da taxa de juros também contribuiu para um saldo positivo no setor em 2020, além de abrir um crescimento para 2021. “A queda na taxa de juros básica da economia foi um grande auxiliador nos resultados da indústria e da construção civil. Em agosto, a Selic foi fixada em 2% pelo Banco Central, a menor da história, resultando em financiamentos mais baratos de imóveis”, completa Elisa. Durante o período da pandemia, o setor contribuiu de forma agressiva para impulsionar a economia brasileira. Ainda que com a alta de preços dos insumos utilizados no segmento, as construções e reformas cresceram significativamente neste período.

Possui total garantia de qualidade, pois é feita com vergalhão Gerdau GG 50 e estribos de aço CA-60 Gerdau, unidos por solda ponto. Possui espaçamento uniforme 20 cm entre os estribos, e seu comprimento pode chegar a 7 metros.

“A volta dos produtos de construção para as prateleiras promete auxiliar na redução dos preços para o consumidor. Com isso, as possibilidades aumentam e aquela reforma que está sendo adiada volta a se mostrar mais atrativa para construtoras e seus clientes”, reflete ele. “De forma geral, os empresários do setor têm expectativas positivas para 2021, especialmente para os primeiros seis meses”, finaliza. Investimentos em automação e robotização podem trazer velocidade e solução para tarefas repetitivas e complexas, como a colocação de blocos de tijolo por um braço mecânico.

Construção

Construção Civil E Seus Desdobramentos

O aumento das vendas em meio à crise sanitária e econômica comprovaram que a proteção foi correta. Dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção mostram que, até setembro, o setor havia vendido 129 mil unidades, salto de 8,4% na comparação com as 85 mil unidades comercializadas no mesmo período do ano passado. Somente no terceiro trimestre, as vendas totalizaram 54 mil unidades, crescimento de 23,7% ante as 44 mil vendidas entre julho e setembro de 2019. A manutenção da taxa básica de juros da economia brasileira em 2% ao ano — o menor patamar da história —, é apontada como a principal razão para o aquecimento do setor.

O ponto central é a redução do impacto ambiental, de forma durável e aliada a eficiência e custo. O desenvolvimento de impressoras 3D de concreto para a produção de partes, ou até mesmo de toda a edificação, vem sendo testado projetos mundo afora. O uso ainda não está em larga escala, mas já podemos dizer que, ao lado da pré-fabricação, a impressão 3D tem tudo para acelerar e aumentar a eficiência na construção. Desde habitações a torres eólicas, diversos são os projetos em teste real, nesse momento, para essa tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *