Dicas para produzir bons vídeos

Dicas para produzir bons vídeos

Por isso mesmo, na hora de produzir vídeos para as redes sociais, o ideal é levar em conta as particularidades de cada rede, fazendo as adaptações necessárias, caso contrário as suas ações podem perder efetividade. A maioria das redes sociais possuem ferramentas para empresas que possibilitam a criação de estratégias de divulgação paga, facilitando a personalização e direcionamento segmentado dos posts. Conforme publicação do Instagram no perfil para criadores de conteúdo, conteúdos engraçados e que entretêm o usuário são privilegiados pelo algoritmo da rede social.

E claro, assim como o marketing digital é um grande aliado dos empreendedores atualmente, as redes sociais são enormes aliadas dele. Um roteiro não é algo fundamental para você gravar vídeos para e-commerce, mas ele irá facilitar que você não se perca em sua linha de raciocínio. De acordo com pesquisa da Opinion Box, 64% dos fee mensal usuários do TikTok costumam assistir a conteúdos com temas de humor e descontração. Além disso, 57% acompanham vídeos de perfis que seguem e 53% assistem e curtem conteúdos de amigos. Para compreender por que os vídeos são fundamentais para ter sucesso nas redes sociais, é preciso ter ciência do papel desse tipo de mídia.

Pensando nessa alta taxa de consumo sua empresa não pode deixar de produzir conteúdo para esses formatos. Entretanto, no momento de criar um vídeo é preciso se preocupar em passar uma mensagem clara, de fácil compreensão, direta, dinâmica e atrativa para o seu público. O Instagram além da publicação de vídeos no feed e IGTV, agora disponibiliza o Reels, que são vídeos curtos de até 1 minuto.

Isso se dá pelo vídeo não morrer em 24 horas, como acontece com diversos vídeos na vertical. Vídeos no Youtube, que são muito curtos, não ensinam tanto. Conheça nossos serviços, nosso portfólio e entre em contato para ter a melhor imagem e apresentação institucional para a sua marca e negócio. Divulgue seus serviços e produtos usando vídeos e mostre ao seu público que você tem a solução perfeita para ele. O público terá mais facilidade em entender a sua empresa, e consequentemente o produto ou serviço que ela oferece, se você puder explicar isso através de uma história.

Como fazer um vídeo para as redes sociais?

Já no Twitter, a duração ideal são 45 segundos, enquanto no Instagram cai para 30 segundos. A plataforma escolhida terá um impacto direto sobre onde hospedar o vídeo. Por exemplo, se seu público são diretores e presidentes de multinacionais, é provável que sejam pessoas mais velhas do que os empreendedores de startups. Além disso, enquanto os primeiros buscam um tom mais profissional, os outros se identificam com uma linguagem mais relaxada. Vídeos longos ou com grandes introduções tendem a ser cansativos e desviar a atenção dos espectadores. Ainda que pretenda fazer um tutorial, seja objetivo e comece o vídeo deixando claro o que o espectador vai encontrar.

Se isso não foi suficiente para te convencer, vale a pena saber que ter uma página com vídeos pode melhorar a posição dela no Google. Ninguém dúvida mais da importância das redes sociais para qualquer estratégia de marketing. O que muita gente ainda não sabe é a importância de usar vídeos nessa plataforma para conquistar resultados mais efetivos. Aliás, quando focamos na inserção deles em estratégias de marketing isso fica mais evidente. No segundo semestre de 2020, uma pesquisa da Wizowl mostrou que 66% das pessoas preferem vídeos a textos sobre produtos e serviços. Os usuários das redes sociais valorizam vídeos que contenham conteúdos que possam ser absorvidos de maneira objetiva, rápida e sem esforço para assimilação.

Vídeos para redes sociais são as novas tendências

É preciso que o áudio do vídeo esteja bom para que você consiga reter público. Atualmente existem tripés de baixo custo, com suporte para câmera e também para celular. Se o seu vídeo vai abrir a embalagem do produto e fazer o chamado “unboxing”, é interessante você ter um tripé para evitar imagens tremidas. Nesse sentido, as trends são tendências do momento na rede chinesa. Elas podem ser danças, formas de editar o vídeo, filtros, desafios, entre outros.

Como montar uma estratégia de marketing para clientes grandes?

Iluminação – assim como na fotografia, a luz também é importante para gravar vídeos. Se você aparecer no vídeo, evite ficar contra a luz, como de costas para uma janela que bate luz do sol, por exemplo. Câmera/Smartphone – avalie o posicionamento da câmera e a imagem. Cada rede social possui um formato de vídeo recomendado, vai de você verificar qual deseja. Lembre-se de que a maioria dos usuários está no celular, tem pouco tempo de atenção e assiste sem som; por isso, você deve criar conteúdo pensando nestes detalhes.

Principalmente se você quer produzir diferentes tipos de vídeos profissionais. Para ajudá-lo a ter sucesso em suas estratégias, vamos apresentar as características das três redes sociais mais populares no Brasil e como produzir vídeos adequados em cada caso. Parte do sucesso dos vídeos nas redes sociais se deve, principalmente, ao poder que esse tipo de conteúdo tem de se conectar com a audiência, gerando ainda mais engajamento para a marca.