Videogame melhora habilidades mentais de idosos

Videogame melhora habilidades mentais de idosos

Os retrogamers são responsáveis por não deixarem os antigos jogos morrerem e, por isso, geralmente juntam velhos videojogos e protótipos. Série de jogos on-line desenvolvida pela Epic Games e com direito de publicação concedida para a Xbox Game Studios. São jogos de tiro em terceira pessoa e já ganhou o prêmio de heróis mais fortes da história . O League of Legends, mundialmente chamado de LOL, é o jogo eletrônico mais popular nos dias de hoje. Trata-se de um game de estratégias, no qual duas grandes equipes – de cinco campeões poderosos – enfrentam entre si com o objetivo de destruir a base adversária.

“São habilidades que acumulamos por meio do aprendizado e da experiência e que continuamos a desenvolver e podemos reter até a velhice.” “No entanto, precisamos fazer mais pesquisas para saber, por exemplo, qual é o número ideal de horas de jogo, porque às vezes o hobby afeta as horas de sono e exercício e deixa de ser um benefício.” Portanto, não se trata de jovens versus idosos, mas de um vínculo muito claro com o jogo. Para nossa surpresa, não há uma ligação clara entre a capacidade intelectual e o tipo de tecnologia usada ou a quantidade de tempo gasto nela. Veja como a massa cerebral é diferente entre as duas pessoas que aparecem na imagem abaixo.

Essa estratégia é bastante comum em quaisquer atividades do cotidiano de uma pessoa, seja ao preencher documentos de trabalho ou na comunicação com os colegas. “Isso é chamado de controle de atenção, a capacidade de alternar a atenção com flexibilidade conforme o tempo exige”, diz ela. Os pesquisadores esperam ter uma resposta mais clara à medida que o estudo prosseguir e as mesmas crianças forem examinadas novamente quando estiverem maiores.

Os participantes da pesquisa foram submetidos a encefalografias , que mostraram como o jogo afetou o cérebro. De acordo com os cientistas, conforme o jogador se tornava mais hábil, o cérebro moldava uma rede neural importante para o controle das habilidades cognitivas, fazendo com que ela se assemelhasse mais à estrutura encontrada nos cérebros de jovens adultos. Sabe-se que várias atividades podem estimular e treinar o cérebro, como jogos de baralho, palavras-cruzadas, xadrez e a leitura. Em uma pesquisa realizada com mais de 5.000 chineses idosos, comparou-se grupos com diferentes atividades de lazer, como assistir à TV, ler e jogar Mahjong (considerado um jogo das 100 inteligências).

Como os jogos de vídeo podem melhorar suas habilidades cognitivas

Além do aspecto divertido, existem estudos que indicam seu uso na reabilitação e remediação de inúmeros acometimentos cognitivos, e, não somente isto, os videogames vêm sendo observados como forma de melhora cognitiva em indivíduos com desenvolvimento típico. As pessoas que jogam no computador obtiveram melhores resultados nesses testes do que aquelas que treinam mentalmente, indicando que esses jogos podem ser um hobby mais valioso para aqueles que desejam melhorar suas habilidades cognitivas. Pesquisadores espanhóis analisaram habilidades cognitivas e de memória em crianças que jogaram videogame nos primeiros anos de vida e em participantes que não. Os cientistas descobriram que a atividade pode levar a mudanças estruturais no cérebro, como o aumento do tamanho de algumas regiões.

Eles se concentram em uma habilidade cognitiva específica e obrigam os jogadores a praticar essa habilidade com feedback embutido e capacidade de resposta. O jogo deve ser adaptativo, o que significa que o nível de desafio aumenta conforme o jogador melhora. Isso é fundamental para salas de aula onde os professores precisam de um jogo que funcione bem, tanto para alunos com dificuldades quanto para alunos mega roulette avançados. Em consideração a extensas pesquisas de experts como esses foi que Filipe utilizou de suas habilidades técnicas extraordinárias para criar um jogo o que terá constantes atualizações, proporcionando que o jogador chegue até o nível de proficiência fluente do inglês. Os jogadores que jogam esse tipo de jogo regularmente e geralmente têm melhores conexões cerebrais ativando a massa cinzenta.

Melhor visão

Por mais que a tabela utilizada fosse explicativa e ilustrativa, era difícil para as crianças relacionar seus comportamentos durante os atendimentos com os smiles. Foi notável o quanto ao findar dos encontros os alunos passam a se perceber e, consequentemente, se avaliar de maneira mais coerente. Também se notou que o momento do feedback era um dos mais esperados por eles, e durante o atendimento sempre faziam menção a tal etapa. P5, por exemplo, quando era questionado acerca de sua atenção no jogo, sempre dizia que “ia melhorar porque queria smile verde”. Portuguez concorda que os jogos virtuais melhoram o desempenho cognitivo, mas não há muita diferença em relação aos demais videogames.

Gamer casual

Além disso, há estudos que tentam mostrar os benefícios dos jogos na educação de crianças com transtornos de desenvolvimento, como autismo e Transtornos de Déficit de Atenção e Hiperatividade . O programa de reabilitação da atenção dividida é baseado na ciência da neuroplasticidade. CogniFit oferece uma bateria completa de exercícios criados para ajudar a reabilitar a atenção dividida e outras habilidades cognitivas, possível graças à plasticidade cerebral.

Até alguns anos atrás, se acreditava que nascemos com todas as células cerebrais que teríamos na vida e que elas entrariam em declínio a partir da quinta década de vida. Os pais precisam estar sempre atentos ao comportamento dos filhos, para garantirem que o seu desenvolvimento aconteça da melhor forma possível. Manter uma postura correta é outra dificuldade muito comum, já que, na busca de uma posição mais confortável para jogar, as crianças podem desenvolver lordoses, escolioses ou hérnias de disco.