Trata-se de um mero diálogo com o conteúdo que será estudado. Ou seja, é preciso que você tenha as dúvidas bem afloradas em sua mente, para depois buscar as respostas para elas. Repassar consiste em uma análise mais completa do que foi estudado. Vale pegar todos os resumos, anotações e mapas mentais produzidos, para checar se está tudo em ordem. Procure a ajuda de colegas nessa etapa, discutindo com eles os temas para fazer uma verificação do que foi aprendido e, possivelmente, levantando mais tópicos para discussão.
Repita esse processo com alguma frequência até se sentir inteiramente confiante a respeito da sua propriedade sobre o assunto. Com isso, também terá melhores chances de obter resultados satisfatórios nas avaliações. Da mesma forma, você pode aproveitar a explicação do educador em sala de aula e debater sobre as dúvidas que levantou.
Essa é a fase do Método Robinson que exige uma maior dedicação por parte do concurseiro. Agora é hora de fazer uma atenta leitura mais aprofundada no conteúdo que deverá ser estudado. Lembre-se sempre de ler com o seu senso analítico bem aguçado, pois isso é muito importante. Ou seja, é necessário fazer uma pesquisa sobre o assunto discutido e buscar o maior número de informações a respeito dele.
Ainda destaque o que você achar mais importante e faça anotações, resumos ou esquemas, para que você o utilize na sua revisão. Aqui, você precisa somente dar aquela “olhada básica” por alto, mas sem a intenção de memorizar nada ainda. Todo concurseiro já deve ter ouvido por aí que, para ser aprovado nas provas do certame, é preciso estudar muito. Mas a grande questão é que, além de ter disciplina e dedicação nos estudos, saber estudar corretamente é o que faz toda a diferença. Conheça os cinco passos dessa importante metodologia e turbine o seu aprendizado. Como o próprio nome diz, essa etapa do método Robinson exige que o estudante leia e analise (com o máximo de atenção) o assunto que precisa ser apreendido.
É importante discutir o tema com outras pessoas que também tenham estudado o tema, pois criam-se mais argumentos e embasamentos. Nesta fase, é a hora de ler e analisar o tema e se aprofundar no assunto. É um estudo mais denso, com o objetivo de promover a reflexão e criar um pensamento crítico sobre o que está sendo questionado. A primeira etapa consiste na formação de uma relação mais ampla com o objeto de estudo, explorando o que se pretende estudar de uma forma mais superficial. Nessa hora, é importante que você deixe a curiosidade ser sua guia. Anote o que o professor falar durante a aula, mas utilize as suas próprias palavras.
O Método Robinson foi criado por um psicólogo americano da área pedagógica chamado Francis Pleasant Robinson, e detalhado em seu livro de 1946 chamado Effective Study (“estudo efetivo”). Como estudantes, já ouvimos dezenas de vezes que mais importante do que estudar muito, é saber estudar corretamente. É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog. Somos uma Instituição de Ensino Superior com sede em Maringá, no Paraná, com mais de 1000 polos de educação a distância espalhados dentro e fora do Brasil.
dicas para quando as conquistas demoram mais que o planejado
Após a aula, leia as anotações que fez e classifique o que você anotou com palavras-chave. Para mais artigos com dicas de educação, continue acompanhando o blog do Certificando. Chegou a hora de relembrar o que foi estudado ao explicar para si mesmo o que você aprendeu, pode ser de forma oral ou escrita (por meio da elaboração de resumos). Além disso, a fase de recitação é útil para manter um interesse ativo e atenção no conteúdo.
Estudos vs. Ansiedade
Se a resolução das perguntas forem dadas em aula, anote-as. Ou seja, faça um breve no capricho e que seja passível de entendimento posterior. O Método Cornell surgiu com o objetivo de organizar informações e facilitar mapa mentais a memorização de tudo o que é estudado. Através da ordem no modo de realizar anotações, a técnica transforma a revisão de conteúdo ainda mais eficaz. A autoexplicação valoriza as dúvidas que surgem durante a leitura.
Quais são as etapas do método Robinson de estudo?
Assim, fica mais simples solicitar ajuda para encontrar as respostas para as perguntas que fez ao aplicar o método de estudo Robinson. Todo já deve ter ouvido por aí que, para ser aprovado nas provas do certame, é preciso estudar muito. A autoexplicação se tornou uma técnica reconhecida por valorizar as dúvidas que surgem durante a leitura.