Glossário de gênero: entenda o que é cis, trans, não-binário e mais

Identidade de gênero é o nome dado para como uma pessoa se sente em relação ao seu gênero. Sim, é completamente normal questionar e explorar sua identidade de gênero. Devemos buscar o entendimento da nossa própria sexualidade, assim como devemos sempre respeitar a sexualidade e a individualidade do outro. É com esse respeito que conseguimos contribuir, mesmo indiretamente, com o bem-estar das pessoas ao nosso redor. “O patriarcado oprime as mulheres por causa de seu sexo, não por causa de seu gênero”, denuncia Topper. Para ele, o uso da palavra gênero em expressões como “violência de gênero”, “enfoque de gênero” e “identidade de gênero” é uma armadilha em que o feminismo caiu nos anos 1990.

Queremos promover a psicoterapia para que as pessoas possam manter a saúde mental em dia e ter uma vivência mais saudável e feliz. Sempre que uma pessoa sentir que os seus problemas emocionais estão tomando conta da vida exterior, afetando relacionamentos, o humor e a auto percepção, é recomendado a buscar ajuda profissional. Felizmente, hoje é possível encontrar muitos profissionais especializados em tratar questões oriundas da sexualidade!

FAQ sobre Identidade de Gênero

No dia 22 de junho de 2015, a Assembleia Legislativa do Paraná colocou como pauta de discussão o debate sobre a “ideologia de gênero” nas escolas do Paraná. Sabe-se que o conceito de gênero é fundamental para a compreensão das desigualdades entre homens e mulheres e coloca em xeque as atribuições relacionais que a sociedade constrói para homens e mulheres. O transgênero é o tipo de identidade de gênero que consiste em se identificar com um gênero diferente do sexo biológico. Por exemplo, uma pessoa que nasce com características físicas masculinas e se sente mulher é uma mulher transgênero. Uma pessoa que nasce com características físicas femininas e se sente homem é um homem transgênero.

A sexualidade é a atração emocional, romântica ou sexual que uma pessoa sente em relação a outras. Por exemplo, uma pessoa que biologicamente nasceu com o sexo masculino, mas que se identifica com o gênero feminino, passa a ser reconhecida como uma mulher. Porém, quando uma pessoa não identifica o seu gênero como correspondente ao sexo que lhe foi atribuído ao nascimento, trata-se de uma pessoa transgênero, uma mulher trans, um homem trans ou uma pessoa não binária. Pessoas que nasceram com órgãos sexuais femininos não necessariamente vão gostar ou se identificar com o universo feminino.

Gênero é uma classificação social Xvideos e cultural que atribui valores e comportamentos a uma pessoa conforme o sexo com o qual ela nasce. Tradicionalmente, conforme as características biológicas pode ser determinado o gênero masculino ou feminino. Cisgênero é o termo usado para definir as pessoas que se identificam com o gênero associado ao seu sexo biológico. Uma pessoa cisgênero se sente confortável e pertencente ao gênero de nascimento, ela vive e se expressa conforme com o gênero atribuído por suas características biológicas. Identidade de gênero refere-se à profunda sensação interna de ser homem, mulher, ou uma identidade de gênero diferente.

Identidades Não-Binárias

A maioria das pessoas recebe o gênero masculino ou feminino, e é isso que geralmente aparece na certidão de nascimento. A disforia de gênero se refere à insatisfação afetiva/cognitiva de um sujeito com o gênero atribuído. Certos ambientes podem determinar como uma pessoa de gênero fluido se expressa, segundo Erin Davis, professora de psicologia do Cornell College em Iowa, nos Estados Unidos. Ela indica, por exemplo, que um ambiente de trabalho tradicional pode fazer com que uma pessoa de gênero fluido apresente-se mais feminina ou masculina para adaptar-se aos seus colegas. Apesar de grande parte da população aceitar essas novas mudanças, o preconceito com a comunidade LGBTQIA+ ainda existe e acaba gerando diversas formas de abusos verbais e físicos.

Qual é meu gênero?

Ou seja, na prática, o indivíduo pode se sentir mulher em algum momento, homem em outro ou até “flutuar” por outras identidades de gênero, como agênero. Por isso, não é incomum que pacientes transexuais apresentem transtornos emocionais resultantes da violência direta ou indireta. Apenas estar consciente das possíveis formas de discriminação existentes já afeta a saúde mental desses indivíduos. Um “homem transgênero” pode sentir atração tanto por homens quanto por mulheres. Uma mulher lésbica com preferência por uma aparência tipicamente masculina não quer necessariamente ter a anatomia de um homem ou ser tratada como um. A identidade de gênero diz respeito à como uma pessoa se sente em relação ao próprio gênero.

A identidade de gênero é uma forma de expressar a identidade e a personalidade de cada pessoa, e não deve ser limitada ou imposta pela sociedade. Cada pessoa tem o direito de se identificar com o gênero que se sente mais confortável, e de viver de acordo com a sua verdade. A identidade de gênero não define o caráter, a inteligência, a capacidade ou o valor de uma pessoa.

Blog de Saúde mental

Comentários do tipo além de serem muito preconceituosos, faz com que as pessoas classificadas com identidade de gênero sofram ainda mais. Identidade de gênero está relacionado a forma de autodefinição do ser humano, podendo ser homem ou mulher. Este é um termo “guarda-chuva”, segundo a GLAAD, organização LGBTQIAP+ dos Estados Unidos que monitora como os membros da comunidade são tratados pela mídia. Ou seja, ele abrange todas as pessoas que não se identificam com o gênero que lhes foi designado ao nascer. É possível, então, que o paciente transexual ou não binário seja tomado por grandes angústias em relação a comportamentos e opiniões baseadas nessas crenças. Por vezes, o constante contato com casos de violência através de notícias, relatos nas redes sociais ou fofocas pode desencadear ansiedade, pânico e depressão.

Resumindo, esta definição está associada às características comumente atribuídas aos homens e às mulheres. Do primeiro uso, acredita-se que a identidade de gênero se constitui como fixa e como tal não sofrendo variações, independente do papel social de gênero que a pessoa apresente pra ela. Há quem sinta que não pertence a nenhum dos gêneros tradicionais (masculino ou feminino), há quem sinta que pertence ao dois ou em um momento, um, depois, outro, há também quem se identifique com outros gêneros. Por exemplo, uma pessoa pansexual pode se relacionar com homens, mulheres, não-binários, assim como pode se relacionar com pessoas heterossexuais, homossexuais ou bissexuais. No caso das pessoas assexuais, não se trata do interesse em pessoas de um ou outro gênero. Na assexualidade, pode existir pouco ou mesmo nenhum interesse em ter relacionamentos (românticos e/ou sexuais) com outras pessoas.

Ao invés disso, é necessário escutar o que essas pessoas têm a dizer para promover uma sociedade mais democrática e respeitosa. Algumas pessoas podem se identificar com o gênero que lhes foi atribuído no nascimento, enquanto outras podem se sentir mais confortáveis identificando-se como outro gênero. A identidade de gênero é a forma como uma pessoa se vê em relação ao gênero, seja masculino, feminino, não-binário ou qualquer outra forma de identificação.

Por outro lado, a orientação sexual se refere por quem a pessoa sente atração romântica e sexual. Ainda existe a expressão de gênero, que representa o modo como o indivíduo expressa o seu gênero para a sociedade, seja através das roupas, da linguagem, de atitudes, gestos, entre outros. Outras pessoas sentem que o sexo que lhes foi atribuído no nascimento é diferente da sua identidade de gênero.

A verdade é que a definição de gênero se modificou rapidamente ao longo dos anos e nem todos conseguiram acompanhar esta mudança por completo. Por ser um papel social, o gênero pode ser construído e desconstruído, ou seja, é entendido como algo mutável e não limitado. Conversar com amigos, familiares ou profissionais de saúde mental pode oferecer suporte e perspectivas externas durante o processo de compreensão da identidade de gênero.