Gênero e orientação sexual

Por exemplo, uma pessoa pode não ser romanticamente atraída por outras pessoas, mas pode não ser sexualmente atraída por elas. O tratamento para doenças reumatológicas pediátricas requer um cuidado especial, além de condutas precisas. Claudia Saad Magalhães, professora titular de pediatria e reumatologia pediátrica na Faculdade de Medicina de Botucatu, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), aprofunda o porquê dessa prudência e quais são os riscos do tratamento.

Uma pessoa que se identifica como alossexual normalmente sente atração sexual por outras pessoas. Pessoas que se identificam com essa orientação também podem se identificar com outras, como gay, lésbica ou bissexual. Com o avanço dos estudos de gênero e sexualidade, a quebra de tabus e o fomento dos debates a respeito do tema, descobriu-se uma ampla gama de orientações sexuais com as quais as pessoas podem se identificar. É possível existirem mulheres trans lésbicas (que se atraem por mulheres) e homens trans heterossexuais (que se atraem por mulheres).

Quais os tipos de sexologia?

“Pode acontecer de equipes pedagógicas entenderem que trabalhar gênero só diz respeito a falar sobre violência contra a mulher, por exemplo”, explica Michele. Não-binário é um termo para se referir a pessoas que não se identificam com estes dois gêneros. Em outras palavras, uma pessoa que não se entende exclusivamente como homem ou mulher.

Youtubers LGBTQIA+ contribuem para os jovens do mesmo grupo se sentirem parte do coletivo

Já um homem cisgênero é aquele que se identifica com o sexo masculino, o mesmo que lhe foi atribuído ao nascer. Um dos preconceitos que tanto bissexuais quanto pansexuais sofrem está relacionado ao mito de que estão confusas com sua sexualidade e que, em algum momento, “escolherão” um gênero apenas, o que não é verdade. Os métodos contraceptivos devem ser adotados por um casal em comum acordo após análise dos pós e contras de cada método.

Os frequentadores se revoltaram com a ação policial e fizeram diversas passeatas, transformando o momento em um marco histórico que reverbera até hoje. Em São Paulo, a diversidade sexual e de gênero, é celebrada em uma das maiores paradas do mundo Em 2023, será no dia 11 de junho, na Avenida Paulista. Muitas vezes, a gravidez ocorre em decorrência da falta de informações de qualidade sobre os métodos contraceptivos ou ainda em decorrência da falta de conhecimento sobre o funcionamento do corpo e sobre como a gravidez acontece. Vale destacar, no entanto, que nem sempre a falta de informação é a responsável pelas gestações indesejadas. Muitas vezes, a ideia de que “isso não vai acontecer comigo” faz com que o adolescente sinta que não precisa prevenir-se. De acordo com sua orientação sexual, uma pessoa pode ser heterossexual, homossexual ou bissexual.

A terminologia “doenças sexualmente transmissíveis” não é mais utilizada hoje, pois muitas pessoas apresentam infecções que não causam sinais e sintomas visíveis no organismo, portanto, que não podem ser chamadas de doenças. A sexualidade humana é um assunto complexo e, muitas vezes, é alvo de discussão. A sexualidade é uma condição humana que é construída durante toda a vida do indivíduo, iniciando ainda na infância. Ela é influenciada por diversos fatores, como biológicos, psicológicos, sociais, políticos, culturais, históricos, econômicos e religiosos. Três anos depois, o Plano Nacional da Educação (PNE) foi aprovado sem o trecho que falava sobre gênero. Frases como “superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção de igualdade racial, regional, de gênero e de orientação sexual”  foram substituídas por “erradicação de todas as formas de discriminação”, sem citar quais eram os tipos de discriminação.

A Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) também se expressou sobre o tema. A ABGLT apela para que o CNE reinsira os termos no documento final, que deve ser homologado no segundo semestre deste ano. Identidade de gênero refere-se à identificação do indivíduo como mulher, homem ou ainda uma mistura de ambos.

Atração sexual e atração romântica

Um exemplo impressionante desse crescimento foi a venda de vibradores, que durante a pandemia ultrapassou a marca de 1 milhão de unidades apenas em 2020. Deste total, mais de 500 mil unidades foram comercializadas pela A Sós, que desde então triplicou suas vendas e receitas, registrando um faturamento de R$ 18 milhões em 2022, com planos de crescer 20% em 2024. O mercado de bem-estar sexual no Brasil tem experimentado um crescimento notável, particularmente entre o público feminino. A indústria, que crescia 5% antes da Covid, expandiu 50% entre 2019 e 2021, segundo a consultora PwC, que prevê um aumento anual de 7% até 2026.

Pessoas alorromânticas experimentam atrações românticas que são normalmente consideradas “a norma”. Muitas pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transgêneras e intersexuais vivem vidas felizes e gratificantes, com aceitação crescente. Algumas pessoas podem ter o bem-estar mental prejudicado por causa do estigma, da discriminação, da violência e da exclusão.

O que é sexo biológico?

É possível, por exemplo, uma pessoa assexual ser homorromântica, o que signifca que sente pouca ou nenhuma atração sexual, mas se apaixona por pessoas do mesmo gênero que o seu. Antes de tudo, é importante lembrar que a população LGBTQIA+ é composta Youtubers Peladas por pessoas de múltiplas orientações sexuais, além de distintas identidades e expressões de gênero. Dentro do “guarda-chuva” LGBTQIA+, há questões relacionadas à orientação sexual, à identidade e expressão de gênero e ao sexo biológico.

“Acho que o termo é mais popular devido às redes sociais”, afirma Janet Brito, terapeuta especializada em sexualidade humana residente no Havaí. “Acho que a palavra [demissexualidade] definitivamente está mais presente e conhecida, mas a definição adequada ainda poderá não estar clara para muitas pessoas”, afirma Kaszyca, que tem 24 anos de idade. Já para os alossexuais (as pessoas que não se encontram no espectro assexual), esperar até que se forme uma conexão profunda para ter sexo é mais uma questão de preferência e menos de necessidade para que se desenvolva o desejo sexual.

As bissexuais são aquelas pessoas que se relacionam e se atraem sexualmente e/ou afetivamente com pessoas do mesmo gênero que o seu e também de gêneros diferentes. Na puberdade, os níveis dos hormônios sexuais masculinos e femininos aumentam, desencadeando o desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários e alterações comportamentais. Nas meninas, observam-se o início do crescimento dos seios, o surgimento dos pelos pubianos e a ocorrência da primeira menstruação, ponto que indica que o corpo da menina já está preparado para uma gravidez. Nos meninos, verificam-se mudanças na voz, crescimento dos pelos, aumento do volume testicular e aumento do impulso sexual e da força física. Percebemos, portanto, que a sexualidade está relacionada com a qualidade de vida, logo, é fundamental uma vivência sexual saudável.