Como ler um pneu: saiba interpretar as informações técnicas da lateral

O terceiro número, após a letra que representa o tipo de construção do pneu, indica o diâmetro do aro, medido em polegadas, que, por sua vez, vai determinar o tamanho da roda. No exemplo mostrado acima, o pneu tem aro 18, portanto as rodas nas quais ele será montado deverão ser compatíveis com o tamanho estipulado. Na prática, as medidas dos pneus devem ser lidas da esquerda para a direita, de modo pausado, e tendo sempre à mão as tabelas de valores correspondentes para índices de carga e velocidade.

A capacidade de carga para cada valor é descrita em uma tabela de índice de carga na documentação do seu veículo ou pneu. O diretor também fala que o R seguinte indica que o pneu tem uma construção radial, ou seja, ele possui uma cintura de aço colocada ao lado da linha central da banda de rodagem. Os dois primeiros números indicam a semana do ano em que foi fabricado e os dois últimos números mostram o ano. No caso, o pneu citado foi fabricado na 32ª semana do ano de 2011 e, como a maioria dos itens de borracha, deve ter validade de cinco anos”. A Pirelli explica ainda sobre sobre o índice de carga e o código de velocidade de cada pneu.

Aqui o fabricante fornece o endereço de seu site na internet, para mais informações. Assim, sabendo o que cada item significa, você consegue fazer uma escolha mais segura, adequada para o seu veículo ou para o seu tipo de direção. Já a letra D, presente em alguns pneus, diz respeito ao pneu Diagonal, que utiliza nylon na composição. Publicado primeiro em Portal do Trânsito, Mobilidade & Sustentabilidade » Aprenda a ler o pneu do seu veículo.

Significado das marcações dos pneus

É verdade que existem casos em que os carros possuem pneus de tamanho diferente no eixo dianteiro e traseiro. No entanto, essas situações são realmente excepcionais e resultam de decisões tomadas pelos engenheiros das montadoras. A largura dos pneus é um dos principais fatores a serem considerados na hora da escolha. No entanto, a diferença entre os modelos mencionados é de apenas 10 milímetros, não sendo muito significativa.

No Brasil, são quatro posições, que informam também onde o pneu foi produzido, seu código de medida e a semana e o ano em que foi fabricado. Você olha para a lateral dos pneus do seu carro e percebe que há letras e números em relevo na borracha, ao longo de quase toda a sua circunferência. Chega mais perto para para lê-los, mas a sensação é de que está diante de um outro idioma. Cada marcação presente em um pneu tem um motivo para estar ali. Por isso, quando você for comprar um pneu, use este artigo para relembrar a leitura comprar pneus correta dos códigos. Depois dos índices que definem as medidas do pneu, a próxima informação do código é uma letra e determina como o pneu foi construído.

Como ler as marcações de um pneu?

Como se lê um pneu?

Desbrave as pistas com os top 5 pneus automotivos mais vendidos de 2023! Agarre o controle do seu carro e acelere com segurança e estilo. Além disso, os pneus possuem uma altura específica, que permite lidar com determinadas situações comuns, como buracos, poços ou desníveis nas estradas. Quanto ao fim da vida útil do pneu, o único indicador é o seu desgaste. Informações como essas são importantes para você que trabalha com pneus, seja numa revenda, oficina ou autocenter.

A dimensão do pneu é definida por números e uma letra, conforme mostrado aqui, em amarelo. Com uma gama variada e estoque completo, o nosso time está pronto para oferecer soluções de ponta a ponta, com a velocidade de entrega e condições ideais para o seu negócio. Identificar os itens de segurança e respeitar as características descritas no manual garantem a tranquilidade, e você pode pegar a estrada com o bólido sem se preocupar. De acordo com os especialistas ouvidos pelo g1, pneus importados costumam ser mais baratos que as versões nacionais.

Neste exemplo, o código de data do pneu indica 4714, o que significa que o pneu foi fabricado na 47ª semana do ano de 2014. Essas informações são importantes, ainda mais para quem busca o modelo ideal de pneu para o veículo, além de quem trabalha comercializando os sapatos de um carro. Aqui você encontra a data de fabricação – com a indicação de semana e ano (matrícula DOT – Department of Transportation).

MEDIDAS DE PNEUS DE CAMINHONETE

Todos os pneus que são aprovados e qualificados a rodar no Brasil passam por testes rigorosos para obterem certificação do INMETRO, e só depois passam a ser comercializados normalmente no País. Todos os pneus têm descritas em suas laterais, informações necessárias para conhecimento do usuário. Também existem pneus focados para o off-road, e neles a aderência é ainda maior. Eles são mais pesados e robustos, feitos para terreno irregular. O uso que você dará ao pneu é o primeiro fator a ser considerado na hora da compra.

Isso quer dizer que, neste exemplo, a altura do pneu corresponde a 45% do valor da largura, que é 225 milímetros. Neste exemplo, para um pneu com altura indicada como 55, o máximo que pode ser utilizado seria 60. Neste caso, a segurança não é completamente comprometida, mas é importante manter velocidade máxima reduzida e evitar curvas fechadas, ou mudanças bruscas de faixa. Ele indica a velocidade máxima de certificação do pneu para poder suportar uma carga com toda a segurança. Embora muitas vezes negligenciadas, as especificações técnicas grafadas nas laterais dos pneus fornecem informações importantíssimas sobre uso, segurança e capacidade.

O desenho mais agressivo oferece mais aderência em terrenos irregulares, mas aumenta o atrito com o asfalto. A temperatura é avaliada em testes de laboratório que simulam diferentes condições de rodagem. Ela é expressa pelas letras A, B e C, sendo A o índice mais alto. Por exemplo, um pneu com o número 15 tem um diâmetro de 381 mm. O diâmetro de um pneu é medido em polegadas e corresponde à medida entre as extremidades internas.

Essa é uma indicação do limite máximo de velocidade que o pneu pode atingir. Para instalar uma roda de aro maior em seu carro, você deve colocar também um pneu de perfil mais baixo. Ou seja, a cada polegada a mais do diâmetro da roda, deve-se reduzir 10 pontos da altura do perfil do pneu.

Quem dá a dica é o gerente geral da loja Auto Pneus, Joca Falcão. Para saber qual peso pode ser levado, é preciso consultar uma tabela universal que pode ser encontrada na internet e, assim, saber quantos quilos correspondem ao número 84. “A última letra diz respeito à velocidade máxima que a borracha aguenta. Você sabe o quê significa aquele conjunto de números e letras na lateral dos pneus? Este código é, na verdade, um compilado de importantes informações.