Thompson utilizando a mesma linha de pensamento de Benjamin observa que por conta dessa reprodutibilidade, a obra “original” ou “autêntica” perde o seu caráter único, integrando-se ao mercado de bens simbólicos. No caso do cinema, ele já nasceu com esse caráter mercantilizado e de reprodução em massa. Os processos metodológicos deste trabalho foram pautados na leitura dos textos relacionados às pesquisas em comunicação e aos estudos sobre cinema e cineclube, assim como, a análise desses conteúdos. Além de entrevistas diretas com quatro cineclubistas que atuam na capital paraense. Entre eles, estão os críticos de cinema Pedro Veriano, Marco Antônio Moreira e Francisco Cardoso, que pertencem a Associação de Críticos de Cinema do Pará , e o cineclubista Felipe Cruz, da Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema . Mas falando especificamente da técnica que permite a captação da imagem com uma câmera de cinema, ou seja, a fotografia para cinema, toda ela é voltada para obtenção de uma imagem apurada, coerente com a proposta do filme e a mais objetiva possível dentro desta proposta.
Neste estudo encontramos uma forte relação entre a estrutura de uma empresa e sua visão sobre cinema. As empresas Avantes Filmes, Gus Gus Cinema, Millimetros, Tokyo Filmes, Prana Filmes, que apresentam uma estrutura adhocrática, incluem uma visão aguda sobre a relação íntima entre cinema e arte. Para esses produtores, as relações de uma empresa gerida por questões clássicas da administração não surgem como principal foco de discussão. Priorizam, antes de se manterem vivas no mercado, a realização de seus filmes, marcados por traços autorais e de experimentação de linguagem, e nem por isso ignoram ou veem com maus olhos uma produção voltada para o mercado, para o entretenimento. O cinema de arte traz o filme como o fim; a produtora, o meio. TGD Filmes, Panda Filmes e Otto Desenhos condizem mais com empresas em nível maior de formalização, centralização e normatização.
2 Cinema E Comunicação De Massa
Sendo a aura uma espécie de transcendência que é referente ao sentindo único e singular das obras de arte. Devemos abandonar a ideia de que os destinatários dos produtos da mídia são passivos cujos sentidos foram permanentemente embotados pela continua recepção de mensagens similares. Devemos também descartar a suposição de que a recepção em si mesma seja um processo sem problemas, acrítico, e que os produtos são absorvidos pelos indivíduos como uma esponja absorve água. Suposições desse tipo tem muito pouco a ver com o verdadeiro caráter das atividades de recepção e com as maneiras complexas pelas quais os produtos da mídia são recebidos pelos indivíduos, interpretados por eles e incorporados em suas vidas. Nas obras cinematográficas, a reprodutibilidade técnica do produto não é, como no caso da literatura ou na pintura, uma condição externa para sua difusão maciça. A reprodutibilidade técnica do filme tem seu fundamento imediato na técnica de sua produção.
Isso, pois todo cinema é uma peça estética, elemento básico da configuração de arte. Em nenhum momento foi negada a visão de arte por qualquer empresa, rejeitando a existência e o valor artístico. As empresas de Burocracia Profissional apenas preferem não priorizar o rótulo de arte. É importante salientar que em geral burocracias profissionais apresentam maior grau de complexidade, como é o caso de hospitais e universidades, evidenciando claramente as diferentes partes. No entanto, a presença forte de um núcleo operacional profissionalizado, onde a coordenação ocorre a partir da padronização de habilidades permite aproximarmos as produtoras de uma burocracia profissional.
Instituto De Cinema De Sp
Seja qual for instrumento, a arte que for ela te da os caminhos para entender a vida, e te causa sensações e prazeres maravilhosos. Enfim, mas existe muito fórum de discussão, de compartilhamento, site que se trocam filme, com outras pessoas, anúncios em sorocaba e acho isso tudo muito positivo. Pois, quantos filmes eu não teria visto sem a internet, sem o DVD? Ninguém tem relação no Brasil com Machado de Assis, Graciliano Ramos, Clarisse Lispector, no máximo compartilha e fica abandonado.
Para Felipe Macedo , estudioso do cineclubismo no Brasil, o cineclube constitui uma associação diferente de qualquer outra ligada às artes visuais. A diferença é que um cineclube transpõe a tela e vai além do próprio filme, representando, assim, outra forma de distribuição cinematográfica. Em linhas gerais, o cineclube surgiu para atender as necessidades que o cinema comercial não atendia, como define Felipe Macedoem seu artigo “O que é cineclube? A questão da aura começa a ser discutida por Benjamim, a partir do estudo sobre a fotografia.
Elementos E Códigos Da Linguagem Cinematográfica
Ajudam, deste modo, à floração de cineastas e produção local de artistas visuais. O cinema agrega símbolos múltiplos, sendo sua proposta plural e revolucionária do ponto de vista da comunicação. Os cineclubes são um exemplo de instrumentos que esbarram em questões que confrontam o cinema mercadológico e a “arte” na cinematografia. Por isso, não se podecair no pensamento simplório de observar todas essas perspectivas de maneiras separadas.
A época é 1944, quando a Segunda Guerra Mundial estava em curso e na Europa, ainda proliferavam a barbárie do nazismo, e o despotismo burocrático socialismo. De modo que, esses pesquisadores se refugiaram nos Estados Unidos e perceberam que, os regimes chamados de democráticos, também havia tendências totalitárias. Isso ocorre porque nas sociedades capitalistas avançadas, a população é levada à tarefas que são mantidas por valores econômicos. Libertando-se desses valores enraizados no século XIX, o cinema representou o “ponta pé” para transformações artísticas que interferiram diretamente na vida das pessoas.
Eprodução em vídeos domésticos, sua grande limitação é que o cassete não ultrapassa de 40 minutos em velocidade normal de gravação . Tomando a figura humana como base, este plano enquadra apenas os ombros e a cabeça de um ator, tornando bastante nítidas suas expressões faciais. PLANO DE DETALHE – Mostra apenas um detalhe, como, por exemplo, os olhos do ator, dominando praticamente todo o quadro.